Com o crescimento significativo do setor imobiliário, os Consultores Imobiliários têm ganho cada vez mais prestígio.
A profissão, na verdade, envolve muito mais do que a venda. Os Consultores assumem o papel de elo de ligação entre o sonho, o desejo de alguém e a concretização de um negócio.
Para esclarecer as atuações destes profissionais explicamos detalhadamente as tarefas que muitas vezes necessitam de desempenhar.
Consultores Imobiliários: Conheça 5 tarefas inerentes à profissão
Em termos simples, podemos definir o Consultor Imobiliário como o profissional que conhece o mercado imobiliário e apresenta os melhores imóveis. Tudo de acordo com as necessidades e critérios dos clientes.
Muito mais do que vender um imóvel, um Consultor deve compreender o cliente. Também deve preocupar-se com as necessidades, interessar-se em responder às perguntas que possam surgir e solucionar problemas.
Para isso, este profissional deve ter excelentes capacidades de comunicação e analíticas que permitam ser empático e criativo na procura de soluções imobiliárias.
Trabalhar com consultoria significa ter uma visão mais ampla do funcionamento do mercado, ser capaz de pesquisar, analisar e apresentar estimativas sobre o setor imobiliário.
Isto exige estudo e melhorias constantes na área de atuação. Só assim é possível ter novas alternativas e entender o cliente de modo a atendê-lo da melhor forma.
Dito isto, conheça as principais tarefas realizadas pelos Consultores Imobiliários.
1 – Prospeção de clientes
A prospeção é uma importante etapa na procura de boas oportunidades de negócios.
Esta ação tem como objetivo perceber todos os fatores que podem impactar o estilo de vida e precificação das casas localizadas na zona em que o Consultor atua.
2 – Angariação de imóveis
Angariar imóveis também é uma função muito importante na rotina dos Consultores Imobiliários.
Mas, para que alguém confie a venda do seu imóvel a um Consultor, é necessária a realização de várias tarefas. Entre elas estão a avaliação do valor da propriedade no mercado, apresentação de serviços, elaboração de uma estratégia para venda pelo melhor preço
3 – Mediação e negociação
Para haver consenso entre o vendedor e o comprador o Consultor Imobiliário interfere como mediador. Tudo com o objetivo de aproximar as partes.
Pode apresentar um acordo que seja razoável e satisfaça ambas as partes. Assim, auxilia para o processo ser feito com mais tranquilidade e rapidez.
4 – Funções administrativas
O Consultor é o elo de ligação com Solicitador/Advogado ou Notário que está responsável pela elaboração de todo o processo para efetivação da assinatura do contrato e/ou escritura.
Para isso, é preciso que o profissional mantenha um contacto próximo com os clientes. Deve informar acerca da necessidade de apresentação de documentos, para tornar a transação mais rápida e eficiente.
5 – Trabalho de pós-venda
A atuação dos Consultores Imobiliários não termina quando a transação é realizada. É importante realizar um acompanhamento posterior com os clientes para valorizar o trabalho e criar fidelização.
Assim, o acompanhamento pós-venda ajuda os Consultores a reforçar a relação com os clientes. Isto aumenta a probabilidade de conseguir novos negócios através de referências e indicações.
Um Consultor Imobiliário não pode ser reconhecido apenas a um vendedor de imóveis, todo o trabalho e dedicação que aplica num negócio é a chave para o Sucesso do mesmo.
Posted on