Quem se encontra numa posição de liderança deve saber como fazer uma boa gestão de conflitos no trabalho.
É natural que, em alguns momentos, os colaboradores entrem em conflito. Afinal, são pessoas com valores e personalidades muito diferentes, por vezes.
Mas, se esta diversidade pode ser enriquecedora, em certas ocasiões os atritos podem dificultar a rotina e execução de tarefas.
Se não sabe como lidar com este tipo de situação, acompanhe o nosso artigo. Sugerimos algumas dicas para gerenciar conflitos no ambiente de trabalho.
Gestão de conflitos no trabalho: 5 dicas para lidar com os atritos
Lidar com divergências no ambiente de trabalho não é uma tarefa fácil. Afinal, é preciso considerar aspetos pessoais e o contexto organizacional.
Contudo, é fundamental que os gestores procurem resolver o conflito com a maior brevidade. Isto porque assuntos mal resolvidos podem trazer vários problemas à empresa.
Algumas das consequências são a queda na qualidade do trabalho, ineficiência no atendimento ao cliente, clima organizacional negativo, rivalidades e disputas.
De seguida, enumeramos algumas estratégias para o ajudar com a gestão de conflitos no trabalho.
1 – Investigue as causas do conflito
Um pequeno desentendimento, se não for resolvido prontamente, pode tornar-se um conflito de maiores proporções.
Por isso, o primeiro passo na gestão de conflitos é investigar o que tem causado desgaste no relacionamento dos colaboradores da empresa.
Para isso, analise a postura de cada funcionário. A forma como trabalha e se relaciona com os outros é importante.
Ao deparar-se com algum tipo de atrito, interprete os factos com imparcialidade. Assim tudo será resolvido da melhor forma possível.
2 – Incentive os feedbacks diretos
Dar feedbacks é a melhor forma de ajudar o outro a desenvolver-se. Trata-se de uma opinião a respeito de alguma postura ou sobre o resultado obtido nas tarefas realizadas. Este pode ser tanto negativo como positivo.
Incentivar estes feedbacks é uma excelente forma de auxiliar na resolução e prevenção de confrontos entre a equipa.
Isso porque a comunicação clara é capaz de diminuir as lacunas no diálogo interno. Garantindo ainda que todos terão contacto com as ideias dos seus colegas com mais facilidade.
3 – Invista numa boa comunicação
E por falar em comunicação, quando esta não é feita de forma adequada pode prejudicar o andamento de todos os processos de trabalho.
Uma informação transmitida de forma incompleta ou incorretamente origina atrasos, dificuldades e desgastes entre os colaboradores.
Para evitar que isso ocorra, invista em bons recursos para a troca de informações internas e faça reuniões regularmente.
4 – Proponha brainstorms
O brainstorm é um conjunto de anotações que começam fragmentadas, mas que aos poucos se vão integrando.
Esta ferramenta é excelente na procura de alternativas para ajudar na compreensão das questões. E ainda ao proporcionar uma abertura para novas ideias e solução de conflitos.
Assim, gradualmente, será possível desenvolver formas de gerir os desentendimentos em equipa.
5 – Estimule o trabalho em equipa
O sucesso de uma empresa depende do bom desempenho das equipas de trabalho. Se cada membro executar a sua função com eficácia e ainda ajudar os seus colegas, as chances de alto rendimento coletivo são grandes.
Porém, este objetivo só é alcançado quando há uma gestão de incentivo para o trabalho em equipa.
No entanto, atualmente, a elevada concorrência no mercado de trabalho faz com que muitas empresas incentivem a individualidade dos colaboradores.
Essa estratégia ajuda a promover rivalidade entre os funcionários, o que prejudica a produtividade. Dessa forma, é mais propício o surgimento de conflitos e desavenças.
Por isso, um líder deve demonstrar a importância da união e como todos beneficiam de um clima estável e nivelado no ambiente de trabalho.
Afinal, uma organização só consegue resultados plenos com o esforço de todos os seus colaboradores.
Leve estas estratégias consigo e saberá sempre como fazer a gestão de conflitos no trabalho.
Posted on