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Empreendedorismo Feminino …
Hoje em dia no mundo empresarial existe uma tendência crescente para que os homens e as mulheres estejam a ser vistos como iguais e qualificados, possuindo habilidades de liderança e empreendedorismo.
A nova geração de mulheres tem vindo a mostrar que os mitos podem ser ultrapassados, e que as meras “donas de casa” se estão a tornar empresárias de sucesso.
A principal diferença não está no facto das mulheres serem capazes de o fazer, está no reconhecimento que agora começam a ter.
Existem algumas razões comuns que levam as mulheres a empreender.
Entre elas está o facto de conseguirem otimizar o balanço entre a vida pessoal e profissional.
Ser empresária pode ser uma forma de obter o equilíbrio entre a família e o trabalho, pois mesmo que trabalhe mais horas, consegue ter uma maior flexibilidade para gerir as diversas áreas da sua vida.
Uma das principais razões que fazem as mulheres criarem o seu próprio negócio é a busca pela sua realização profissional.
É a vontade de puderem fazer o que realmente gostam de forma independente e autónoma.
A mulher empreendedora é responsável por todas as decisões tomadas no negócio.
É ela quem escolhe os seus parceiros, fornecedores, clientes e as pessoas com quem trabalha no seu dia-a-dia.
Esta escolha de ser a única responsável e a sua própria chefe, é um dos grandes impulsionadores para empreender.
Existe a consciência de que cada decisão que envolve o seu negócio é da sua responsabilidade.
No entanto, as mulheres que dão este passo são determinadas e autoconfiantes.
São pessoas que acreditam nas suas capacidades e competências para atingir os objetivos a que se propõem, e estão dispostas a aceitar os riscos que estas decisões acarretam.
São capazes de avaliar as situações de forma ponderada, e por isso mesmo não correm riscos desnecessários.
Mas quais as principais razões que levam as mulheres a empreender?
É o facto de poderem gerir o seu próprio tempo e o local onde podem estar a trabalhar.
Existe a consciência de que ter um negócio próprio significa muitas vezes trabalhar mais horas do que aquelas que se trabalham por conta de outrem, no entanto, a liberdade de escolha de horários, a eventualidade de poder escolher onde quer trabalhar, e a possibilidade de poderem gerir as suas prioridades levam as mulheres a optarem por este caminho.
No fundo, a liberdade geográfica e temporal permite-lhes dedicar mais tempo à sua vida pessoal, aos seus hobbies e à sua família.
Mas apesar destas motivações, ainda existem algumas barreiras sentidas no caminho do empreendedorismo feminino.
Se a flexibilidade de horário é uma ajuda, ainda existe uma grande dificuldade em conciliar as exigências e o tempo que tem que se dedicar à vida pessoal e à vida profissional.
Um dos grandes desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras é a pressão da sociedade.
É exigido um maior esforço às mulheres para mostrarem que são capazes de liderar uma empresa, de gerir um negócio de sucesso e ainda assim serem bem-sucedidas na sua vida pessoal.
Existem vários estereótipos associados às mulheres e uma tendência generalizada para achar que têm menos capacidade de liderança
As Mulheres são mais emotivas ou que têm menos autoconfiança.
Isto faz com que o esforço produzido seja, muitas vezes, em demasia e acaba por afetar a produtividade e retardar a obtenção dos objetivos.
Esta luta constante a combater estereótipos e a mostrar a mais valia das mulheres, tem feito sobressair o empreendedorismo feminino.
E é por isso que existem cada vez mais mulheres em lugares de topo na gestão das empresas, e a conduzir negócios de sucesso.
Eu tornei-me empreendedora e só tenho agradecer a decisão que tomei no momento certo!
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