É comum referirem-se à assistência virtual como a profissão do futuro. Mas trata-se de uma realidade cada vez mais presente no mercado profissional. O que muitos não percebem é que ser assistente virtual é muito mais do que trabalhar por conta própria.
É ter a oportunidade de criar o seu próprio trabalho, tornando possível o sonho da autonomia profissional e de tomar as rédeas da sua carreira. Quer saber mais sobre esta que é uma das carreiras mais promissoras?
Então continue a leitura deste artigo e descubra o que é e como atua!
Assistente Virtual: O que é e quais as áreas e tendências de mercado?
As assistentes virtuais (AV) são trabalhadoras independentes que prestam apoio de forma 100% remota a empresários de pequenas e médias empresas, empreendedores, freelancers. Este trabalho pode ser desenvolvido de diversas formas.
É importante esclarecer que apesar de uma AV utilizar a tecnologia para realizar as tarefas, não tem nada a ver com software ou inteligência artificial.
A assistência virtual não dispensa do fator humano, muito pelo contrário. O profissional é a peça fundamental no processo, uma vez que é a sua própria empresa.
Se ainda não conhece esta profissão relativamente nova, pode achar que uma assistente virtual é a pessoa que organiza as agendas, secretariado e áreas administrativas em geral. Porém, engana-se se pensa que é só isso.
Com o aumento da procura por serviços digitais, surgiram novas áreas. Temos como exemplo, Comunicação, Recursos Humanos, Marketing Digital, Redes Sociais, Atendimento ao Cliente e muito mais.
A tendência é que estas áreas tenham ainda mais procura, pois, o perfil dos clientes que necessitam desses serviços, também está a mudar.
São micro empreendedores, pequenas e médias empresas, profissionais liberais, start-ups, YouTubers, bloggers, consultores…
Conheça a seguir algumas das principais áreas de atuação.
1 – Atividades administrativas
O profissional pode realizar várias funções administrativas para uma empresa. Por exemplo, atendimento telefónico, gerir compromissos e reuniões, organização de agenda, reserva de viagens, realização de tarefas em backoffice específico, entre outras.
Por outras palavras, tudo o que uma assistente administrativa faz presencialmente, a assistente virtual pode fazer remotamente.
2 – Criação de Conteúdo
A criação de conteúdo é um dos fatores do Marketing Digital e esta é uma das razões pelas quais as empresas publicam em blogs com frequência.
Este é um processo que exige atenção especial. É preciso pesquisar temas relevantes, procurar palavras chaves, imagens e por último fazer o carregamento do artigo da forma correta no blog.
A terceirização deste serviço pode ser feita através de uma assistente virtual, desde que esta tenha conhecimento para tal.
3 – Administração Financeira
Uma assistente especializada na área financeira, pode ajudar empreendedores a entender melhor o negócio através de uma boa gestão financeira, um estudo de vendas, preços, entre outros.
4 – Gerir Redes Sociais
Qualquer empresa já compreende a importância de uma presença profissional nas redes sociais. Contratar um assistente com conhecimento em marketing digital vai possibilitar que essas redes sejam administradas e alimentadas com conteúdo relevante.
5 – Assistência comercial
As assistentes possuem experiência na área comercial, podem realizar atividades como prospeção e gestão de clientes e fornecedores, relacionamento pós-venda e planeamento de ações com clientes.
6 – Assistência pessoal
Existem alguns serviços que também podem estar relacionados a uma assistente pessoal. Alguns exemplos das atividades prestadas nessa área são: solicitações de orçamentos, emissão de viagens, gerir e-mails…
Com a crise da pandemia, certamente a carreira de assistente virtual tende a ganhar ainda mais destaque e relevância no mercado. Isso porque a execução de trabalho de forma remota já é uma realidade praticamente consolidada para a maior parte das empresas.
Para quem deseje trabalhar na área de assistência virtual, é importante dedicar-se ao aperfeiçoamento de habilidades específicas que adquiriu profissionalmente e conseguir executar a sua atividade de forma autónoma e independente.
Por exemplo, ter a capacidade de lidar com vários tipos de personalidade ou ter automotivação… Estes são alguns exemplos que deve avaliar.
Com esta informação, sobre o que é e o que faz uma assistente virtual, consegue a avaliar a vantagem que esta pode ter no seu negócio. Não hesite em contatar-nos, para avaliarmos de forma personalizada todas as vantagens para seu negócio
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