A função de Gestor…

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A função de  gestor de uma empresa implica saber gerir várias áreas e conseguir ter uma visão global da empresa.

O primeiro passo de um bom gestor de  uma empresa é a elaboração de um plano estratégico que deve ter em conta informações relacionadas com o seu mercado de atuação, os fornecedores, os colaboradores, os meios e os clientes.

A partir daqui elabora-se um plano de ação que passa pela definição de objetivos.

Estes objetivos devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e definidos no tempo.

Existem cinco áreas de gestão fundamentais para o bom funcionamento de um negócio: área de  clientes, área financeira, área de tempo, de recursos e de pessoas.

E o que é necessário saber gerir em cada uma delas?

Uma boa gestão de clientes é crucial para o sucesso da empresa.

Perceber quem é o nosso potencial cliente, quais as suas necessidades e o que ele espera do nosso produto ou serviço, vai-nos permitir conquistar e fidelizar o cliente.

Outra área de grande importância é a gestão financeira, que implica o controlo dos custos e a maximização dos lucros.

Para tal, deve ser traçado um plano financeiro bem estruturado.

Esse plano requer uma avaliação que poderá ser semanal ou mensal, consoante o tipo de negócio.

O importante é perceber a sua eficiência e melhorar o que estiver a correr menos bem.

Gerir o tempo é talvez das tarefas mais complicadas para um gestor.

A gestão do tempo requer disciplina e rigor.

É importante definir prazos, objetivos e priorizar tarefas.

Delegar trabalho é fundamental para o gestor conseguir cumprir todas as tarefas inerentes à sua função.

A gestão de recursos pressupõe um controlo sobre a utilização dos bens e materiais da empresa, e de todos os recursos à disposição dos funcionários (água, eletricidade, telefone).

É importante perceber quais são os gastos, e se é possível reduzir custos, e como fazê-lo.

Outra área de gestão, essencial na empresa, é a gestão de pessoas. Gerir pessoas implica manter um bom relacionamento com todos aqueles com quem trabalhamos.

Saber ouvir, dar constante feedback acerca do trabalho realizado, comunicar de forma eficaz e integrar as pessoas nas decisões da empresa, são alguns pontos fundamentais para a criação de equipas mais coesas e produtivas.

Todas estas áreas requerem disciplina e foco.

Se não consegue ser eficaz em todas elas, uma das possibilidades é recorrer à subcontratação de serviços com pessoal especializado em cada uma das áreas.

Outro aspeto que não deve ser descurado tem a ver com a concorrência.

Deve estar atento aos valores que praticam, à sua forma de atuação, aos produtos que disponibilizam e ao seu posicionamento no mercado.

Ao estudar a concorrência, pode definir métodos, formas de atuação e produtos diferentes.

A diferença é aquilo que nos distingue da concorrência.

Por fim, é importante realçar que o gestor deve ter a capacidade de se Auto motivar.

A auto motivação é fundamental para poder estar bem consigo e com os outros.

Um gestor motivado consegue produzir mais e fazer com que a sua equipa também produza.

Faça o que gosta, defina objetivos, seja positivo e não tenha medo de errar.

Verá que encontra dentro de si a força necessária para conduzir o seu negócio com sucesso.

 

Não se esqueça que o seu negócio depende de uma boa gestão.

 

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