A função de gestor de uma empresa implica saber gerir várias áreas e conseguir ter uma visão global da empresa.
O primeiro passo de um bom gestor de uma empresa é a elaboração de um plano estratégico que deve ter em conta informações relacionadas com o seu mercado de atuação, os fornecedores, os colaboradores, os meios e os clientes.
A partir daqui elabora-se um plano de ação que passa pela definição de objetivos.
Estes objetivos devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e definidos no tempo.
Existem cinco áreas de gestão fundamentais para o bom funcionamento de um negócio: área de clientes, área financeira, área de tempo, de recursos e de pessoas.
E o que é necessário saber gerir em cada uma delas?
Uma boa gestão de clientes é crucial para o sucesso da empresa.
Perceber quem é o nosso potencial cliente, quais as suas necessidades e o que ele espera do nosso produto ou serviço, vai-nos permitir conquistar e fidelizar o cliente.
Outra área de grande importância é a gestão financeira, que implica o controlo dos custos e a maximização dos lucros.
Para tal, deve ser traçado um plano financeiro bem estruturado.
Esse plano requer uma avaliação que poderá ser semanal ou mensal, consoante o tipo de negócio.
O importante é perceber a sua eficiência e melhorar o que estiver a correr menos bem.
Gerir o tempo é talvez das tarefas mais complicadas para um gestor.
A gestão do tempo requer disciplina e rigor.
É importante definir prazos, objetivos e priorizar tarefas.
Delegar trabalho é fundamental para o gestor conseguir cumprir todas as tarefas inerentes à sua função.
A gestão de recursos pressupõe um controlo sobre a utilização dos bens e materiais da empresa, e de todos os recursos à disposição dos funcionários (água, eletricidade, telefone).
É importante perceber quais são os gastos, e se é possível reduzir custos, e como fazê-lo.
Outra área de gestão, essencial na empresa, é a gestão de pessoas. Gerir pessoas implica manter um bom relacionamento com todos aqueles com quem trabalhamos.
Saber ouvir, dar constante feedback acerca do trabalho realizado, comunicar de forma eficaz e integrar as pessoas nas decisões da empresa, são alguns pontos fundamentais para a criação de equipas mais coesas e produtivas.
Todas estas áreas requerem disciplina e foco.
Se não consegue ser eficaz em todas elas, uma das possibilidades é recorrer à subcontratação de serviços com pessoal especializado em cada uma das áreas.
Outro aspeto que não deve ser descurado tem a ver com a concorrência.
Deve estar atento aos valores que praticam, à sua forma de atuação, aos produtos que disponibilizam e ao seu posicionamento no mercado.
Ao estudar a concorrência, pode definir métodos, formas de atuação e produtos diferentes.
A diferença é aquilo que nos distingue da concorrência.
Por fim, é importante realçar que o gestor deve ter a capacidade de se Auto motivar.
A auto motivação é fundamental para poder estar bem consigo e com os outros.
Um gestor motivado consegue produzir mais e fazer com que a sua equipa também produza.
Faça o que gosta, defina objetivos, seja positivo e não tenha medo de errar.
Verá que encontra dentro de si a força necessária para conduzir o seu negócio com sucesso.
Não se esqueça que o seu negócio depende de uma boa gestão.
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