A importância da recolha de dados para qualquer empresa

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A recolha de dados é muito importante para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou segmento.

Quando a empresa tem conhecimento quanto ao mercado de atuação, aos concorrentes, aos fornecedores, ao público-alvo, entre outros, é capaz de obter informações confiáveis e com base para desenvolver estratégias e tomar decisões assertivas.

A recolha de dados nada mais é do que implementar métodos para recolher tais informações e atualizar a empresa.

De seguida falamos mais detalhadamente sobre o assunto, dando-lhe a conhecer formas de realizar esta recolha na prática.

Recolha de dados: Informações que se transformam em valor estratégico 

O processo de recolha de dados serve para obter, através de determinados métodos, dados, pesquisas, situações atuais e outras informações capazes de ajudar a empresa a realizar planeamentos, análises e a implementar melhorias.

Dessa forma, os gestores podem confrontar os registos internos com o resultado das pesquisas, e traçar metas para seguir as tendências e melhorar a performance do negócio.

Dito isto, algumas das vantagens de se fazer a recolha de dados são:

  • Criar dados acerca do nicho de atuação, as suas tendências, as novas necessidades e as possíveis crises;
  • Obter informações sobre potenciais clientes, jornada de compra e comportamentos de consumo;
  • Permite que a empresa desenvolva ações e estratégias para melhorar os seus processos e reter talentos;
  • Obter informações para que a empresa utilize da melhor forma os seus recursos financeiros e, assim, evite gastos desnecessários e negociações ineficazes;
  • Permite o desenvolvimento de novos produtos/serviços capazes de satisfazer as necessidades e expectativas do público-alvo;
  • Concede informações a respeito da concorrência para o aperfeiçoamento de estratégias, ações e soluções que garantam um melhor posicionamento;
  • Direciona o marketing pois, através dos dados fornecidos, é possível desenvolver estratégias de comunicação personalizadas.

Agora que já conhece a importância de recolher dados e informações, vamos explicar-lhe como pode fazê-lo na prática!

1 – Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita, através da qual pode obter dados dos seus canais digitais, como por exemplo sites ou plataforma de e-commerce.

Esta ferramenta apresenta informações relacionadas com o tráfego, a origem dos utilizadores, as páginas em que existirem conversões, entre outros.

Assim, é possível acompanhar as métricas mais importantes que devem ser avaliadas no seu negócio.

Além disso, o Google Analytics permite a conexão com outras ferramentas de automação e fornece uma recolha de dados simples, extraída a partir de métricas já calculadas pelo Google.

2 – Questionários

Os questionários podem ser feitos em formato digital ou físico, contudo os realizados em ferramentas digitais oferecem, certamente, muito mais agilidade e praticidade na mediação dos dados.

Através desta forma de recolha de dados pode utilizar perguntas abertas ou fechadas, sendo indicadas para avaliar a aprovação de produtos, a satisfação com um atendimento, entre outras questões.

3 – Análise de conteúdo

A análise de conteúdo consiste numa das formas mais básicas de recolha de informações.

Ou seja, é a análise de documentos, livros, artigos e notícias que contenham informações relevantes para a empresa.

Aqui é preciso ter bastante atenção e cuidado para que os dados recolhidos não sejam distorcidos no momento da interpretação.

4 – Plataforma CRM

A sigla que representa Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento, é a estratégia para organizar e gerir todos os contactos de uma empresa, sendo clientes ou não.

Para isso, é utilizado um software que integra os dados e permite que diversas áreas conversem entre si, proporcionando uma visão ampla de todas as informações de forma única.

Já utiliza algum método de recolha de dados na sua empresa?

Se não, é importante implementar estas estratégias o quanto antes, para que seja capaz de tomar decisões mais assertivas e determinar o rumo do seu negócio.

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