Porque é que a comunicação é um elemento essencial para qualquer negócio

Home » Empreendorismo » Porque é que a comunicação é um elemento essencial para qualquer negócio

São vários os fatores relacionados ao sucesso de um negócio. Por exemplo, a habilidade da equipa, planeamento estratégico, qualidade do produto ou serviço e a imagem que a marca transmite ao público. Porém, o elemento que une todos estes pontos é a comunicação.

Uma empresa que não comunica de forma eficaz, seja com os colaboradores ou com os (potenciais) clientes, dificilmente conseguirá sustentar-se durante muito tempo.

Quer saber por que este elemento é essencial em qualquer negócio? Continue a ler e descubra o impacto deste fator no sucesso de qualquer projeto.

Comunicação: Qual é o seu impacto para determinar o sucesso de uma empresa?

Antes de saber qual o impacto deste elemento no sucesso de uma empresa, é importante saber o que significa ter uma comunicação efetiva.

Comunicar significa transmitir informações de forma correta e eficaz para os interlocutores. No caso de uma empresa falamos dos colaboradores ou clientes.

Para que ocorra de forma eficiente é preciso que haja precisão, interação e transparência em relação às informações passadas.

No âmbito dos negócios, a maneira como é conduzida vai interferir em diversos relacionamentos com:

  • Clientes
  • Potenciais compradores
  • Outras empresas
  • Fornecedores
  • Parceiros
  • Colaboradores

Percebe como este elemento é fundamental em toda a cadeia de operações?

Por este motivo, pode ser considerado como uma estratégia complexa e ampla, que envolve os esforços de diversos setores da empresa, como por exemplo:

  • Marketing
  • Assessoria de imprensa
  • Relações públicas
  • Recursos humanos
  • Altos executivos

Todos os responsáveis por estas áreas trabalham em conjunto para assegurar que as informações e valores transmitidos estão em sintonia. Desta maneira é possível evitar que haja interpretações equivocadas por parte de diferentes públicos.

Existem várias formas de comunicar com eficácia com colaboradores ou clientes. Internamente, esta pode ser feita através de revistas institucionais, intranet, mural de avisos, reuniões e feedback. Já externamente, podem ser utilizados diferentes canais virtuais ou físicos.

Por que investir numa boa comunicação em todos os âmbitos de um negócio?

Quando todos os setores de uma empresa comunicam de forma alinhada e em sintonia, os resultados positivos são facilmente percebidos. De seguida frisamos os 3 principais.

1 – Maior empenho dos colaboradores

Uma empresa que comunica internamente, ou seja, que ouve os colaboradores, ganha muitos pontos positivos.

Isso porque os funcionários têm uma maior sensação de pertença e identificação com a empresa. Isso significa que trabalham com mais empenho e produtividade para o crescimento dos negócios.

2 – Melhora relações interpessoais

Quando se trabalha com muitas pessoas, é natural surgirem conflitos já que cada um possui a sua própria personalidade. Porém, isto pode tornar-se num problema no âmbito empresarial.

Comunicar abertamente e de maneira transparente vai minimizar estes conflitos, o que proporciona mais segurança no ambiente de trabalho.

3 – Melhora a imagem da empresa

Isto porque os colaboradores, satisfeitos com o local de trabalho, passam essa imagem positiva para aqueles que estão à sua volta.

Os clientes e fornecedores respeitam uma organização que possui políticas transparentes e investe no diálogo. Isto porque estas são duas características importantes ao estabelecer esta estratégia.

Percebe como comunicar de forma eficaz possui um impacto direto no sucesso dos negócios? Investir na melhoria constante significa investir também na imagem e credibilidade da marca.

Dessa forma, cria-se um relacionamento saudável com o público externo e interno para que, juntos, façam um trabalho de qualidade.

A empresa ganha em vantagem competitiva fortalecendo a marca, aumentando as vendas e melhorando o seu desempenho.

Tendo conhecimento da importância da comunicação, trabalhe numa estratégia eficiente para aprimorar o processo de comunicação da sua empresa e consiga melhores resultados.

Posted on