Com o ano de 2018 a chegar ao fim, muitos Empresários começam a fazer o balanço anual.
Muitos pretendem relançar o seu Negócio!
Se pretende uma nova estratégia para o seu negócio se quer vender mais, crescer ou simplesmente recomeçar, esta é a altura ideal para planear a mudança.
Antes de relançar seu negócio tente perceber se é mesmo isso de que necessita.
É importante perceber:
- Se está a atrair público alvo errado – se os clientes acham os seus produtos/serviços muito caros, se necessitam deles ou se não vêm interesse.
- Se a sua marca está desactualizada – perceba se o que utiliza para a promoção da sua marca se encontra actual: logótipo, cores, layout, imagens, tipos de letra.
- Se a sua marca é demasiado genérica – os clientes não devem confundir a sua marca com a da concorrência.
- É importante ter um plano de marketing que distinga a sua marca de forma a obter o reconhecimento merecido.
- Se a sua equipa precisa de novas orientações – é importante que a equipa com quem trabalha perceba exactamente os seus objectivos e a sua filosofia.
Quando a decisão passa pelo recomeço, a primeira coisa a fazer é uma análise exaustiva ao seu negócio.
Perceber o que correu bem e que deve ser mantido, e o que correu menos bem, para evitar que novos erros aconteçam.
Deve fazer um novo plano de negócios para definir novas estratégias.
Coloque em cima da mesa todas as questões.
Se a estratégia inicial correu mal por causa da concorrência? Então adapte o seu produto/serviço de forma a competir melhor.
O crescimento foi mais lento do que o esperado? Faça um plano de crescimento realista e adaptado às suas capacidades.
Deve ter em mente que uma nova estratégia implica muitas horas de trabalho, isso implica disposição para experimentar, tentar e falhar.
Quando a sua decisão passa pela renovação do seu negócio um dos pontos principais é voltar a contatar clientes antigos.
Se estes clientes já adquiriram em tempos o seu produto, então deve relacionar-se com eles e perceber de que forma os poderá atrair de novo.
Faça todas as alterações que considerar necessárias na política interna da sua empresa, mas tome medidas ao fazê-lo.
Se decidir alterar os valores dos seus produtos, certifique-se de que informa todos os seus clientes.
Se houver alterações nos contratos, informe todos os envolvidos.
Se o horário de funcionamento sofrer alterações deve informar todas as pessoas que contatam com a empresa/negócio.
Estes são alguns dos exemplos a ter em conta.
Alguns aspectos que pode ter em conta na sua nova estratégia:
- Faça parceria com outras empresas – escolha parceiros que possam complementar as suas habilidades e competências, e trazer novas áreas de negócio à sua empresa.
- Esta é uma forma de atrair um maior número de clientes e criar curiosidade nos já existentes.
- Altere a sua estratégia de marketing – contrate especialistas para renovarem o branding.
- Promova-se em todas as redes onde possa estar o seu cliente ideal.
- Organize um evento – o relançamento da sua marca pode ser um excelente pretexto para organizar um evento onde pode actualizar os clientes antigos e atrair novos.
- Foque-se no atendimento ao cliente – perceba as suas necessidades.
- Os clientes querem ser ouvidos e entendidos, por isso é importante criar empatia.
Defina o que é realmente importante mudar no seu negócio, e avance!
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