As empresas que iniciam a sua atuação no mercado enfrentam, certamente, muitos desafios. Isto porque a concorrência é elevada independentemente do segmento.
Contudo, algumas das dificuldades iniciais são resultado de problemas na própria gestão interna do negócio.
A falta de experiência pode levar a decisões pouco acertadas e que comprometam o bom funcionamento da empresa.
Por isso, no artigo de hoje vamos falar-lhe sobre alguns dos erros mais comuns das novas empresas, que não deve cometer.
Empresas: Conheça os principais erros que não devem ser cometidos
A falta de planeamento ou, até mesmo, de controlo emocional destes novos empreendedores pode induzi-los em erro na gestão da empresa.
Durante a fase de lançamento de um negócio no mercado é muito importante manter-se organizado e estar atento a tudo o que acontece ao seu redor.
As dificuldades vão surgir mas com calma e preparação podem ser contornadas.
De seguida, reunimos alguns dos erros comuns que não deve cometer, especialmente na gestão de uma nova empresa.
1 – Começar sem um plano de negócios
Antes de iniciar qualquer atividade, o empreendedor deve criar um plano de negócios com todas as estratégias e objetivos a cumprir, seja a curto, médio ou longo prazo.
Afinal, não há forma de aproveitar as oportunidades se não se souber onde se quer chegar.
Lembre-se que este plano deve ser revisto periodicamente, pois as mudanças podem acontecer durante todo o percurso.
Nestes casos, é importante atualizar o plano de negócios, de forma a que a estratégia nele definida continue a conduzir a empresa até ao caminho do sucesso.
2 – Não investir em capacitação
Há quem decida abrir uma empresa depois de ter adquirido experiência ao trabalhar num segmento específico.
É claro que a experiência prática é importante para uma boa gestão, contudo, por si só, não é suficiente.
Um bom empreendedor tem a noção de que precisa de se aprimorar constantemente e, por essa razão, investe em formação e capacitação.
A gestão de um negócio envolve um conjunto de habilidades e conhecimentos, mas também uma atualização contínua para acompanhar as exigências do mercado.
3 – Falta de organização financeira
As maiores dificuldades, especialmente das pequenas empresas, estão relacionadas com o setor das finanças.
Muitos novos empreendedores vivem mergulhados numa completa desorganização financeira, o que pode até inviabilizar a continuidade do negócio.
Portanto, a gestão financeira deve ser uma prioridade.
Corrigir o fluxo de caixa e ter um registo preciso de receitas e despesas são fatores essenciais neste sentido.
O mais indicado é contar com a ajuda de um profissional especializado na área para cuidar da parte financeira da empresa.
4 – Não separar o património pessoal e o da empresa
Este é um dos erros mais comuns entre as pequenas empresas.
Muito utilizam o dinheiro da empresa para pagar despesas pessoais, como a fatura do cartão de crédito, a escola dos filhos ou as contas da casa.
Para não cometer este erro, o dono da empresa deve estabelecer um valor a retirar mensalmente e encará-lo como um ordenado.
Lembre-se que os lucros devem ser revertidos para o próprio crescimento da empresa, e não para despesas pessoais.
5 – Ignorar marketing e divulgação
Não é porque está a começar agora o seu negócio que não deve investir em marketing e divulgação.
Pelo contrário, as estratégias de publicidade devem começar a ser definidas antes mesmo do lançamento da empresa no mercado.
E se lhe falta dinheiro para ter uma equipa de marketing, pode adotar algumas medidas criativas sem necessitar de grandes investimentos.
Envie mensagens para o e-mail dos seus clientes a informar sobre novidades e promoções, crie um programa de fidelidade e aposte nas redes sociais.
Trabalhe para que o seu negócio não faça parte da lista de empresas que não vingaram no mercado.
Evite estes erros e invista sempre no caminho do sucesso!
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