Como criar espírito de equipa
O trabalho em equipa é fundamental para o desenvolvimento e sucesso de um negócio.
O trabalho de uma equipa é eficaz,quando todos os seus elementos estão alinhados com a missão da empresa.
Esse alinhamento faz com que em conjunto para atinjam os objetivos.
Para criar espírito de equipa é importante definir os objetivos de cada colaborador.
Benefícios do Trabalho em Equipa
Perante problemas que possam surgir, o trabalho em equipa permite encontrar múltiplas soluções.
A troca de informações e experiências estimula a criação e inovação no desenvolvimento de novas soluções.
O trabalho em equipa ajuda os colaboradores a sentirem-se mais motivados.
Sentem-se integrantes no sucesso da empresa.
Ao trabalhar em equipa os colaboradores sentem-se mais à vontade para oferecer e pedir ajuda.
É de interesse comum que os objetivos sejam alcançados.
A troca de experiências entre os membros da equipa permite uma maior aprendizagem.
É possível garantir o aperfeiçoamento dos resultados e o desenvolvimento de habilidades dos integrantes do grupo.
Há uma maior possibilidade de trocas de experiências e papéis.
Uma das vantagens do trabalho em equipa é a maior rapidez na concretização.
O trabalho em conjunto, tem uma finalidade comum maior produtividade.
Cada profissional possui um ponto forte, e quando o líder consegue gerir eficazmente todas essas competências, consegue fazer com que os elementos do grupo se complementem e tornem a equipa mais coesa.
O sentimento de pertença e o envolvimento aumentam quando os colaboradores têm voz ativa na tomada de decisões da empresa.
O facto de os colaboradores sentirem que as suas opiniões e sugestões importam, faz com que se envolvam cada vez mais para alcançar os objetivos.
Fatores que comprometem o trabalho em equipa
Um grupo que não tenha um elemento que fique responsável pela coordenação do trabalho do mesmo, pode correr o risco de se desviar dos objetivos traçados.
Essa dispersão pode levar à falta de concentração no trabalho, à perda de tempo na resposta ou até mesmo à desmotivação.
Este tipo de agentes perturbadores têm tendência a propagar-se pelos elementos do grupo.
A falta de comunicação e de confiança entre os elementos de uma equipa podem gerar mal entendidos e conflitos.
É importante comunicar de forma assertiva e objetiva, dando sempre espaço a todos os elementos do grupo para se pronunciarem sem que ocorram críticas negativas.
Todas as opiniões e sugestões devem ser ouvidas e respeitadas.
Cada integrante do grupo deve ser responsável pelas suas ações e pelos seus erros.
Um dos fatores comprometedores do trabalho em equipa é a desresponsabilização.
Há uma maior tendência para culpar os outros pelos erros do que assumir a sua própria culpa.
Tomada de Decisões
Duas das grandes vantagens da tomada de decisão em grupo passa por uma maior precisão na deliberação e pela transmissão e partilha de informações.
Outra vantagem é o facto de haver uma melhor e maior coordenação e controlo das ações subsequentes à decisão tomada.
As pessoas envolvidas têm menos dúvidas por terem feito parte do processo.
A tomada de decisão em grupo leva a um aumento da motivação entre os participantes da mesma.
Os colaboradores ao sentirem que a empresa os integra nas decisões, faz com que estes se sintam valorizadas.
Existem alguns inconvenientes na tomada de decisão em grupo. Um deles é o tempo gasto que muitas vezes acaba por ser excessivo.
Outro dos inconvenientes da tomada de decisão em grupo é a indecisão prolongada a demora, em tempo oportuno, a uma maioria.
Posted on