Trabalho em equipa

Home » Artigo » Trabalho em equipa

Como criar espírito de equipa

O trabalho em equipa é fundamental para o desenvolvimento e sucesso de um negócio.

O trabalho de uma equipa é eficaz,quando todos os seus elementos estão alinhados com a missão da empresa.

Esse alinhamento faz com que  em conjunto para atinjam os objetivos.

Para criar espírito de equipa é importante definir os objetivos de cada colaborador.

Benefícios do Trabalho em Equipa

Perante problemas que possam surgir, o trabalho em equipa permite encontrar múltiplas soluções.

A troca de informações e experiências estimula a criação e inovação no desenvolvimento de novas soluções.

O trabalho em equipa ajuda os colaboradores a sentirem-se mais motivados.

 Sentem-se  integrantes no sucesso da empresa.

Ao trabalhar em equipa os colaboradores sentem-se mais à vontade para oferecer e pedir ajuda.

É de interesse comum que os objetivos sejam alcançados.

A troca de experiências entre os membros da equipa permite uma maior aprendizagem.

É possível garantir o aperfeiçoamento dos resultados e o desenvolvimento de habilidades dos integrantes do grupo.

Há uma maior possibilidade de trocas de experiências e papéis.

Uma das vantagens do trabalho em equipa é a maior rapidez na concretização.

O trabalho em conjunto, tem uma finalidade comum maior produtividade.

Cada profissional possui um ponto forte, e quando o líder consegue gerir eficazmente todas essas competências, consegue fazer com que os elementos do grupo se complementem e tornem a equipa mais coesa.

O sentimento de pertença e o envolvimento aumentam quando os colaboradores têm voz ativa na tomada de decisões da empresa.

O facto de os colaboradores sentirem que as suas opiniões e sugestões importam, faz com que se envolvam cada vez mais para alcançar os objetivos.

Fatores que comprometem o trabalho em equipa

Um grupo que não tenha um elemento que fique responsável pela coordenação do trabalho do mesmo, pode correr o risco de se desviar dos objetivos traçados.

Essa dispersão pode levar à falta de concentração no trabalho, à perda de tempo na resposta ou até mesmo à desmotivação.

Este tipo de agentes perturbadores têm tendência a propagar-se pelos elementos do grupo.

A falta de comunicação e de confiança entre os elementos de uma equipa podem gerar mal entendidos e conflitos.

É importante comunicar de forma assertiva e objetiva, dando sempre espaço a todos os elementos do grupo para se pronunciarem sem que ocorram críticas negativas.

Todas as opiniões e sugestões devem ser ouvidas e respeitadas.

Cada integrante do grupo deve ser responsável pelas suas ações e pelos seus erros.

Um dos fatores comprometedores do trabalho em equipa é a desresponsabilização.

 Há uma maior tendência para culpar os outros pelos erros do que assumir a sua própria culpa.

Tomada de Decisões

Duas das grandes vantagens da tomada de decisão em grupo passa por uma maior precisão na deliberação e pela transmissão e partilha de informações.

Outra vantagem é o facto de haver uma melhor e maior coordenação e controlo das ações subsequentes à decisão tomada.

 As pessoas envolvidas têm menos dúvidas por terem feito parte do processo.

A tomada de decisão em grupo leva a um aumento da motivação entre os participantes da mesma.

Os colaboradores ao sentirem que a empresa os integra nas decisões, faz com que estes se sintam valorizadas.

Existem alguns inconvenientes na tomada de decisão em grupo. Um deles é o tempo gasto que muitas vezes acaba por ser excessivo.

Outro dos inconvenientes da tomada de decisão em grupo é a indecisão prolongada a demora, em tempo oportuno, a uma maioria.

Posted on