5 dicas para fazer uma boa gestão dos Recursos Humanos

Home » Dicas » 5 dicas para fazer uma boa gestão dos Recursos Humanos

A gestão de Recursos Humanos consiste na aplicação de um conjunto de técnicas que visam potencializar as habilidades dos profissionais e alcançar resultados. E, aprender a gerir pessoas é vital para qualquer negócio.

Afinal, os colaboradores são a força motriz que faz a empresa funcionar adequadamente. Por isso, no artigo de hoje listamos 5 dicas para fazer uma boa gestão dos Recursos Humanos na sua empresa.

Conheça 5 dicas para uma gestão dos Recursos Humanos eficiente

Um dos principais desafios de quem está à frente de uma empresa é conseguir elevar o desempenho da equipa e melhorar os resultados do negócio. A gestão dos Recursos Humanos é uma ferramenta fundamental para atingir este objetivo.

Neste sentido, felizmente, a liderança autoritária foi deixada de lado, sendo substituída por um modelo mais democrático e voltado para o desenvolvimento dos colaboradores.

Para seguir este modelo mais eficientes, listamos 5 dicas que pode implementar no seu negócio, melhorando o desempenho da equipa!

1 – Uma boa gestão começa na contratação

A gestão de Recursos Humanos passa primeiramente por um bom processo de admissão. Afinal, de que adianta ter boas ideias se não possui os melhores colaboradores para executá-las?

Por isso, é fundamental contratar funcionários de maneira mais assertiva. Para isso deve ter por base o perfil ideal para o desempenho das funções.

Uma má contratação é sinónimo de desperdício de dinheiro, bem como aumento da rotatividade na empresa. E, isso certamente vai prejudicar a consistência dos resultados.

2 – Criar um bom clima organizacional

Procure criar um bom ambiente organizacional, de forma a estimular a dedicação dos colaboradores. Desta forma acaba por fomentar o espírito de equipa para lutarem juntos pelos objetivos estipulados.

Um ambiente bem estruturado e que permite que os colaboradores se desenvolvam, impacta diretamente a obtenção de bons resultados.

Quando a relação entre os profissionais é respeitosa e amistosa, todos tendem a ficar mais motivados. Isso acaba por diminuir a rotatividade de colaboradores.

3 – Investir em formação

Este também é um dos aspetos fundamentais para uma boa gestão de Recursos Humanos. Sendo essencial para motivar e reter os talentos da empresa.

O colaborador que se sente valorizado está sempre motivado para o crescimento profissional e disposto a ajudar a empresa a alcançar resultados.

Um líder visionário é aquele que consegue reconhecer as qualidades dos colaboradores.

4 – Delegar funções de maneira adequada

Saber como delegar tarefas é crucial para gerir os Recursos Humanos. Um bom sistema de distribuição de atividades facilita não só a sua execução, mas também acelera o caminho do sucesso.

Para isso, o gestor deve conhecer o perfil de cada um dos seus colaboradores, reforçando os seus pontos fortes e minimizando os pontos fracos.

As empresas que mais se destacam no mercado são aquelas que delegam corretamente as tarefas.

5 – Seja assertivo nos feedbacks

Muitos líderes evitam dar feedbacks aos seus colaboradores para não criar problemas e desentendimentos. Porém, essa é uma má estratégia e não contribui para a melhoria do desenvolvimento do negócio.

Um bom colaborador é aquele que aceita elogios e críticas e que procura sempre aperfeiçoar as suas skills.

Por sua vez, um bom líder é aquele que não tem medo de dar feedback, mas que consegue com segurança e profissionalismo relatar à sua equipa o que eles precisam melhorar.

Fazer uma boa gestão dos Recursos Humanos é uma poderosa ferramenta no ambiente organizacional e de grande importância estratégica. Isso porque possibilita a procura da qualidade e da produtividade.

Posted on