Angariar clientes é uma etapa fundamental para qualquer profissional que trabalha no segmento comercial.
Manter um bom relacionamento e uma boa carteira de clientes é imprescindível para ter sucesso na carreira.
Contudo, obter e fidelizar estes clientes não é uma tarefa fácil.
A experiência, as técnicas e o conhecimento de mercado são alguns dos requisitos para atingir este objetivo.
No artigo de hoje reunimos as dicas mais eficazes, para quem atua no segmento comercial e deseja angariar mais clientes.
Angariar clientes: 7 dicas fundamentais para aumentar a sua carteira de prospeção
O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, com muitos empreendedores a procurar o seu espaço entre a concorrência.
Por isso, é preciso apresentar um diferencial no produto ou serviço oferecido, além de focar especial atenção no atendimento ao cliente.
Aprender a angariar e fidelizar vai colocá-lo, certamente, à frente da concorrência. Para isso, deve considerar as seguintes dicas:
1 – Saia da sua zona de conforto
Nenhum profissional consegue angariar clientes ficando sentado atrás da sua mesa de trabalho. É preciso sair da zona de conforto.
Faça visitas, participe em feiras e eventos na sua área de atuação. As pessoas devem conhecê-lo, por isso apresente-se e mostre o que tem a oferecer.
2 – Construa uma rede de relacionamentos
A angariação de clientes envolve também uma boa habilidade para criar relacionamentos.
Ao participar em eventos e feiras, não deve procurar somente prospects.
Mantenha contacto com pessoas que têm os mesmos interesses e que podem render indicações no futuro.
3 – Trabalhe em parceria
Os empreendedores tendem a concluir cada vez mais que parceria não significa dividir lucros com a competição, mas sim multiplicar ofertas de qualidade para oferecer aos clientes.
Ter parcerias vai ampliar os seus horizontes e possibilitar a captação de mais clientes e contactos para a sua rede de relacionamentos.
4 – Conheça as dores, desejos e expectativas do seu público
Quanto melhor conhecer as necessidades do seu cliente, mais condições terá para lhe oferecer o que realmente atenda às suas expectativas.
Para isso, precisa de ouvir e entender a mensagem que o cliente lhe está a passar.
Se atingir este objetivo, então será capaz de antecipar os desejos deste cliente e fazer propostas realmente relevantes.
Assim, terá um público fidelizado, o que pode render boas recomendações do seu trabalho.
5 – Cuide da sua imagem
Esta dica é fundamental para a prospeção presencial de clientes. Estes devem sentir, sobretudo, credibilidade no seu trabalho.
Por isso, atenção ao vocabulário, ao tom de voz, à escolha do vestuário e à higiene pessoal.
Não dispense o humor na medida certa, nem um firme aperto de mão. A simpatia será a sua maior aliada na conquista de novos clientes.
6 – Marketing digital
O marketing digital é uma das mais efetivas estratégias para captar clientes.
Um bom plano de marketing vai garantir todo o processo que envolve uma venda, desde a angariação até a concretização do negócio.
E, ao contrário do que muitos pensam, não basta fazer publicações aleatórias nas redes sociais.
É preciso conhecer a estratégia mais adequada para o seu nicho e compreender o que terá mais retorno na construção do relacionamento com os clientes.
7 – Faça follow-ups
Angariar clientes é criar relacionamentos. Por isso, não desanime se receber uma resposta negativa num contacto inicial.
Talvez a abordagem não tenha sido a mais adequado ou estivessem presentes outros fatores. O importante é não desistir.
Daí a importância de fazer o follow-up, mantendo contacto com os seus prospects.
Assim, poderá superar objeções e atender com excelência quem já é seu cliente, para que a sua reputação atraia ainda mais negócios.
Coloque em prática estas 7 dicas na sua rotina profissional e, certamente, conseguirá angariar clientes, construindo uma carteira sólida para o seu sucesso.
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