A importância de realmente aproveitar as férias de trabalho

Home » Artigo » A importância de realmente aproveitar as férias de trabalho

Em tempos de tantas incertezas e preocupações, pensar em tirar férias acaba por ficar fora dos planos de muitas pessoas. As razões são várias, nomeadamente questões financeiras ou receio de perder oportunidades profissionais durante esse período.

Contudo, tirar alguns dias para descansar pode ser justamente o que precisa para melhorar o desempenho no trabalho e aliviar a tensão acumulada.

Por isso, hoje explicamos a importância de realmente se desconectar do trabalho e aproveitar os dias de relaxamento.

Saiba porque é importante tirar férias do trabalho e aproveitar um período de descanso

Ao contrário do que muitos acreditam, descansar é uma necessidade do corpo e da mente e não um luxo ou recompensa por trabalhar bastante.

Ter períodos de pausa na rotina acelerada para poder descansar, relaxar ou simplesmente aproveitar a companhia da família e amigos é fundamental. Só assim consegue garantir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Além disso, as férias também ajudam a impulsionar os níveis de produtividade no trabalho, melhorar o desempenho, a criatividade e combater a exaustão.

Porque é que muitas pessoas se sentem culpadas por tirar férias?

Muitas pessoas simplesmente não conseguem desligar-se do trabalho e sentem-se culpadas por tirar uns dias de descanso. Mas, porque é que existe essa sensação de estar a fazer algo errado?

Uma das explicações está no facto de vivermos num meio que preza pela cultura dos resultados. Assim, ter um tempo de descanso faz a pessoa acreditar que estar longe do trabalho vai prejudicar a carreira.

Na verdade, o efeito deste tipo de atitude pode ser contrário. Ou seja, trabalhar incessantemente leva ao stress, ansiedade e reduz significativamente os níveis de produtividade.

Dicas para aproveitar as férias sem preocupações

Para acabar com este sentimento de culpa, listamos 4 dicas que vão ajudá-la a aproveitar os dias de descanso que tanto merece.

1 – Planeamento prévio

Comece a planear a sua agenda o quanto antes. Se possível, tire de 2 a 3 semanas para adiantar o trabalho que precisa e deixar tudo organizado para os dias em que estará ausente.

Fazer este planeamento apenas alguns dias antes vai causar mais stress e preocupação por ter que finalizar todo o trabalho em (tão) pouco tempo. Isto pode inclusive prejudicar o seu descanso.

2 – Contacte fornecedores, clientes e colegas

O ideal é desconectar totalmente durante as férias, ou seja, nada de responder a e-mails e mensagens relacionadas com o trabalho.

Envie um e-mail para as pessoas que achar necessário informar sobre os dias em que estará ausente. Deve também deixar uma mensagem automática pronta, caso alguém o tente contactar durante este período.

Se achar que vai ficar mais preocupado ao desligar-se totalmente do trabalho, estabeleça um horário para verificar o que é mais urgente, mas sem extrapolar este limite.

3 – Crie processos para facilitar a rotina

Para quem está à frente do próprio negócio, tirar uns dias pode ser ainda mais desafiador. Porém, é igualmente necessário.

Nestes casos, o ideal é estabelecer regras e processos para que o negócio possa funcionar mesmo na sua ausência.

É comum erros acontecerem simplesmente porque alguém, diante de um problema para o qual não existe uma resposta pensada previamente, cria uma solução própria.

Por isso, defina como as etapas das operações na sua empresa devem ser feitas, evitando assim incidentes quando não estiver presente.

4 – Aproveite o seu momento

Relaxe, descanse e aproveite este momento para recarregar as baterias. Acredite, tirar uns dias vai ser muito proveitoso e melhora bastante o seu desempenho no trabalho.

Por isso, nada de se sentir culpado pelo período de pausa. As férias são essenciais para que se possa trabalhar de maneira serena e produzir com qualidade.

Posted on