Como aumentar a produtividade a trabalhar a partir de casa

Home » Dicas » Como aumentar a produtividade a trabalhar a partir de casa

Diante da pandemia do coronavírus, o isolamento em casa foi a melhor alternativa para evitar a contaminação. Por causa disso, muitas empresas têm adotado o home office. Mas neste processo, surgem alguns desafios: como aumentar a produtividade em casa?

Ainda que o trabalho remoto seja uma tendência, muitas pessoas ainda não tinham experimentado esta prática. E, agora, diante da crise, tentam adaptar-se.

Acredite que a produtividade a partir de casa é um problema que muitos enfrentam nos últimos meses. E com isto em mente, elaboramos este artigo com 7 dicas de ouro que irão ajudar a melhorar a sua produtividade.

Aumentar a produtividade: 7 dicas a considerar

Primeiramente, é importante esclarecer que produtividade não significa fazer muita coisa ao mesmo tempo. Produtividade é a capacidade de gerir o tempo dedicado ao trabalho de forma a que consiga realizar as atividades com qualidade.

Sabendo disto, conheça agora 7 dicas que vão ajudar a trabalhar de forma mais organizada e atingir resultados positivos… Mesmo realizando as atividades em casa.

1 – Discipline-se e estabeleça uma rotina

Estabelecer uma rotina é o primeiro passo para ser produtivo a trabalhar em casa. Assim como quem vai para o escritório acorda todos os dias a uma certa hora, troca de roupa e sai, quem trabalha em casa deve fazer exatamente o mesmo.

Nada de acordar e ir de pijama direto para o computador. Aproveite a economia de tempo com deslocações para tomar um banho e trocar de roupa antes de começar a trabalhar.

Aja como se fosse sair de casa e no horário estabelecido conecte-se e comece a trabalhar. Trabalho é trabalho, portanto nada de ligar a TV ou distrair-se com alguma forma de entretenimento.

2 – Crie um ambiente apropriado

São raras as pessoas que conseguem concentrar-se em qualquer lugar. A maioria de nós está sujeito a todo o tipo de distrações enquanto trabalha. Por isso, tente criar um ambiente específico para desenvolver estas atividades.

Se vive com mais pessoas, procure isolar-se enquanto estiver a trabalhar.

3 – Invista em equipamento de qualidade

Se utiliza equipamento próprio para trabalhar, então está na hora de investir em peças de qualidade que a ajudem a tornar-se mais produtiva.

Uma mesa e uma cadeira ergonómicas, um computador com desempenho adequado às suas tarefas e fones formam o kit básico do profissional que trabalha em casa.

Nem todos têm esta infraestrutura à disposição. Mas se planeia ser produtiva, no mínimo vai precisar de condições ideais de trabalho para desempenhar as suas funções.

4 – Faça uma lista das tarefas

Um bloco de notas ou uma agenda são companheiros perfeitos para quem trabalha em home office. Anote tudo o que precisa fazer num papel e vá riscando item por item conforme os concluir.

Esta é uma atitude simples, mas que facilita a visualização das tarefas e dá uma dimensão rápida de quanto trabalho ainda precisa ser feito.

5 – Utilize a flexibilidade a seu favor

Aproveite que está em casa e tem a possibilidade de fazer mais intervalos durante a jornada de trabalho.

Descanse durante 10 a 15 minutos durante o dia. Brinque com os filhos, com o animal, converse com as pessoas que estão em casa. Faça uma pausa para o lanche, para beber água e, também, para alongamentos.

Durante estes intervalos conseguirá repor as energias e retomar a concentração para trabalhar de forma mais produtiva.

6 – Estabeleça prazos

Quando se tem todo o tempo do mundo para uma entrega, é mais fácil adiar a realização. Mas isso pode virar-se contra si e tornar-se numa procrastinação.

Por isso, estabeleça prazos consistentes para cada trabalho que precisa entregar e evite a armadilha de deixar tudo para a última hora.

7 – Planeie o dia seguinte

Ser pró-ativo é fundamental na vida de quem trabalha em casa. Isso porque não vai ter alguém por perto a ver se realiza o seu trabalho.

Quem trabalha a partir de casa costuma ser muito mais independente nesse sentido.

Portanto, aproveite os últimos minutos do seu expediente para analisar o que foi concluído e o que deverá ser feito no dia seguinte. Desta forma, na manhã seguinte já está pronta para dar início ao trabalho.

Guarde estas dicas e coloque-as em prática no seu dia a dia. Em pouco tempo vai perceber que está a aumentar a produtividade e irá sentir-se muito mais motivada para a rotina de trabalho.

Posted on