A finalização da venda de um produto ou serviço não é a última etapa de uma transação comercial. O passo seguinte designa-se por pós-venda.
Este passo é fundamental para fidelizar o cliente. O objetivo é impactar a redução dos esforços da equipa de vendas. Terá mais facilidade de vender um produto ou serviço a um cliente que procura a sua empresa, pela satisfação adquirida anteriormente.
Apresentamos 6 estratégias associadas a este passo que são muito eficazes para conquistar o seu público. Com estas dicas poderá ainda reforçar a sua imagem e perceção de valor junto dos consumidores.
Pós-venda: 6 estratégias imprescindíveis para uma maior taxa de retenção de clientes
Conquistar novos clientes pode custar entre 5 a 7 vezes mais do que manter os clientes existentes. Por isso, ter estratégias de seguimento pós-venda é tão importante como qualquer outra etapa do processo comercial.
Estas estratégias consistem, basicamente, em ações destinadas a manter um relacionamento duradouro e satisfatório com um cliente. Listamos 6 estratégias mais eficazes do passo pós-venda que são fundamentais para qualquer negócio!
1 – Utilize um bom CRM – Customer Relationship Management
O CRM é uma ferramenta essencial, que simplifica a gestão de todo o relacionamento com o cliente. Essa gestão vai desde o primeiro contacto até à última compra realizada.
Isso porque é possível ter um registo com todas as informações sobre o cliente e as suas interações com a empresa. O CRM também permite personalizar as campanhas de comunicação para que sejam mais assertivas de acordo com o seu perfil.
2 – Mantenha o contacto
O contacto direto é importante para manter uma relação de proximidade. Mesmo que use automações para envio de e-mails, por exemplo, uma chamada de vez em quando poderá fazer toda a diferença.
Outra dica é escrever e-mails de forma pessoal. Assim, o cliente sentirá que aquele e-mail foi enviado exclusivamente para ele, ainda que não seja o caso.
3 – Ofereça descontos
Crie campanhas com descontos exclusivos para clientes. Por exemplo, após a primeira compra, pode disponibilizar um cupão de desconto válido para um produto ou serviço, por tempo determinado.
Uma boa estratégia, também, é verificar o histórico de compras do cliente, e oferecer descontos em produtos relacionados.
4 – Faça pré-lançamentos
Para que determinado cliente se sinta ainda mais especial, é interessante que possa ter acesso às novidades antes do público em geral.
Quando colocar um novo produto ou serviço no mercado, considere lançar e abrir uma pré-venda para os clientes mais fiéis. Eles irão sentir-se realmente reconhecidos, e pode ganhar pontos valiosos por isso.
5 – Seja eficiente na resolução de problemas
O objetivo é que o processo seja perfeito até ao final. Mas, se alguma coisa correr mal, esteja preparado para resolver prontamente. A empresa precisa assumir a responsabilidade e apresentar uma solução rápida.
Treinar a equipa de pós-venda para este tipo de atendimento é importante para garantir a agilidade no atendimento ao consumidor.
Qualquer que seja a solução adotada, é imprescindível que as equipas e os diferentes canais estejam integrados para oferecer a melhor resposta ao cliente.
6 – Escute o seu cliente
Não existe ninguém melhor do que o próprio cliente para informar o que espera durante um processo de compra. Por isso, escute o que ele tem a dizer.
Crie canais de comunicação para que possa sempre melhorar os seus processos, compreender as necessidades e expectativas dos seus clientes e tomar providências para fazer sempre melhor.
São estratégias simples, mas que farão toda a diferença no seu negócio.
Coloque em prática e em pouco tempo vai entender as vantagens de aplicar as técnicas de pós-venda!
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