O que é a Fidelização de Clientes?
A Fidelização de Clientes tem como objetivo tornar os consumidores fiéis ao produto, serviço ou marca.
Pressupõe uma confiança contínua, em que o cliente se sente valorizado pela empresa que lhe está a vender o produto.
O que é necessário para haver uma fidelização de clientes eficaz?
Reter clientes significa entender as suas necessidades e para isso, é necessário conhecê-lo bem.
É importante saber qual o perfil do cliente, os seus interesses, necessidades e hábitos.
Com esse conhecimento é possível a apresentar-lhe o benefício que o seu produto lhe poderá trazer.
Os clientes devem ser divididos por perfis e o seu produto deve ser adaptado a cada um deles.
A retenção do cliente passa, muitas vezes, por oferecer o produto certo, no momento certo e pelo preço adequado.
O atendimento personalizado é fundamental na interação entre a pessoa/empresa que está a vender o produto/serviço e o consumidor:
Trate o cliente pelo nome, endereça emails personalizados, conheça o seu perfil.
Desta forma pode adaptar a sua linguagem e produto ao mesmo.
A importância de um Atendimento de qualidade
O cliente não pode sentir que é difícil comunicar com a pessoa ou empresa, opta por comprar à concorrência.
O produto na concorrência pode nem ter as mesmas caraterísticas, mas porque a empresa tem um melhor serviço de atendimento.
Muitos clientes não querem que lhes vendamos os produtos, querem que os aconselhemos.
Clientes bem aconselhados continuam a comprar.
Venda sempre o seu produto adequado às necessidades do seu cliente.
Venda apenas aquilo que o cliente precisa, pois desta forma está a ganhar a sua confiança.
Conheça bem o seu produto pois, certamente, oferece mais vantagens do que você julga.
Ofereça produtos e serviços de qualidade, pois a melhor forma de publicitá-los é através da satisfação dos seus clientes.
Seja ativo na procura de novas ideias de venda e inove na forma de vender o seu produto.
No ato da venda não se vende só o produto, vende-se também a ideia.
É uma das formas de se destacar da concorrência.
Follow Up
Não espere que o cliente lhe diga o que acha do seu produto, procure fazer Follow up após venda.
Muitos clientes insatisfeitos não reclamam, apenas deixam de comprar, e você não consegue perceber qual o motivo.
Comunique com o cliente para perceber o seu grau de satisfação com a compra efetuada.
Em caso de reclamação ou insatisfação, resolva atempadamente os problemas do seu cliente.
Faça com que ele sinta que, solucionar as suas questões, é uma prioridade para si.
Este tipo de comportamento faz com que o cliente queira, na grande maioria das vezes, voltar a comprar sente confiança.
A comunicação com o cliente é um aspeto crucial para a sua retenção.
Utilize as redes sociais para divulgar os seus serviços, vários canais de comunicação permite ao cliente ter contato com a sua marca.
Clientes satisfeitos estarão dispostos a aconselhá-lo, a comprometer-se consigo e a recomendá-lo.
Podem até vir a ser parceiros do seu negócio.
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