O email marketing é uma das estratégias mais importantes do marketing digital. Esta tem como objetivo criar e manter um bom relacionamento com clientes, resultando em mais vendas e melhor retenção.
A base de dados é fundamental neste tipo de estratégia, uma vez que reúne as principais informações das leads com quem irá comunicar. Portanto, esta base não pode ser somente uma lista de contactos aleatória.
Quer saber o que é preciso para preparar a base de dados e assim trabalhar esta estratégia de forma mais eficaz e assertiva? Continue a leitura e conheça algumas das principais dicas sobre o assunto.
Email marketing: Conheça a importância e saiba como aprimorar a sua base de dados
O email é uma ferramenta poderosa, uma vez que consiste num dos meios mais efetivos de comunicação direta. Não é por acaso que esta ferramenta foi incorporada como uma das mais efetivas estratégias no universo do marketing digital.
As possibilidades de personalização e abordagem direta com os clientes é o que diferencia o email marketing de outras estratégias. Portanto, esta ferramenta deve ser explorada.
É preciso ressaltar a importância de criar um planeamento inteligente e focado na utilização do email. Isto é vital para que seja realmente efetivo.
É importante referir que muitas empresas compram listas para ter um maior volume de contactos, sem se preocupar se de facto são o seu público ideal.
Tenha atenção, pois no caso do email marketing a qualidade importa muito mais do que a quantidade. Além disso, com a implementação do RGPD a compra de bases de dados é crime. Mas, como é que uma base de dados vai trazer resultados positivos?
1 – Defina a persona
Este é o primeiro e mais importante passo para preparar a base de dados. Definir a sua persona significa conhecer o perfil da pessoa que deseja ter na audiência, e que vai interessar-se pelo produto ou serviço.
Delimitar o público a quem direcionar os e-mails vai reduzir muito o índice de rejeição neste tipo de estratégia.
2 – Tenha objetivos claros para a estratégia
O email marketing é uma estratégia que pode ser utilizada para muitas finalidades. Porém, é preciso delinear os objetivos ao colocá-la em prática.
Por exemplo, se trabalha com infomarketing, o e-mail será indispensável para lançar os produtos. Se possui um e-commerce, pode usá-lo para comunicar as ofertas e promoções.
Saber a principal finalidade da estratégia e que resultados pretende obter é fundamental. Com estes fatores estruturados consegue definir a melhor forma de angariar, qualificar e trabalhar a base de dados.
3 – Obter os primeiros contactos
Ao saber quem é o seu público alvo e qual o objetivo da sua estratégia, está na hora de obter os contactos que irão fazer parte da base de dados. É essencial frisar que este é um trabalho constante.
Sem dúvida que a forma mais eficiente de conseguir contactos de qualidade é através de um mecanismo de captação de dados. Este mecanismo consiste num formulário a ser preenchido pelo utilizador.
Mas, é claro que precisa fornecer um incentivo para que a pessoa preencha esse formulário. Não basta utilizar o já muito conhecido “assine a nossa newsletter”.
É preciso inovar e dar algo em troca, por exemplo, um e-book com conteúdo exclusivo para o utilizador ou o acesso a uma masterclass.
4 – Expandir a base de dados
Já sabe que de nada adianta comprar listas de contactos prontas só para ter volume. Portanto, terá de trabalhar na estratégia para expandir e aumentar cada vez mais a base de dados.
Algumas dicas nesse sentido são:
- Invista em CTA’s (Call to Action) no seu site de forma inteligente para que seja interessante para o público
- Construa conteúdos em parceria com empresas que tenham uma persona próxima à sua e compartilhe os leads angariados (no caso de fazer sentido)
- Organize ou participe em eventos presenciais e envie um email de boas vindas aos participantes. Deve certificar-se de que essas leads pretendem receber o seu contacto
Mantenha um controlo regular do índice de rejeição entre os contatos, e elimine leads inativos que não vão trazer resultados (e que estão a gastar o seu dinheiro).
Acompanhar de perto como evolui a estratégia de email marketing é fundamental para que continue a ser eficaz. Com este acompanhamento também consegue fazer ajustes e reformulações sempre que for preciso.
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