As maneiras mais práticas de recolher dados

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Identificar os hábitos, comportamentos e, principalmente, as necessidades dos clientes é fundamental para construir uma estratégia de sucesso em qualquer negócio. Nesse sentido, recolher dados torna-se crucial para obter estes indicadores de forma precisa.

Mas, como fazer isso de forma prática e eficiente? Algumas ferramentas, como o email marketing, são aliados importantes na recolha de dados e informações relevantes sobre o seu público. E, com a sua correta utilização é possível direcionar de forma assertiva as suas ações.

Quer saber como? Continue a ler e conheça métodos de recolha de dados que vão ajudar a aperfeiçoar a sua estratégia de marketing.

Recolher dados: Conheça dicas essenciais para perceber o comportamento dos cliente​s

Recolher dados é uma estratégia que tem como finalidade captar informações relevantes. Pode ser aplicado na forma de ferramentas de análise, formulários e outros softwares que recolham essas informações.

Esse processo possibilita que as empresas conheçam mais detalhadamente:

  • Resultados de setores
  • Resultados do mercado
  • Perceção do consumidor
  • Desempenho do negócio de modo geral

Na era digital, em que navegamos constantemente em diversas páginas, os dados estão por toda a parte. Podem ser obtidos a partir de uma simples interação entre o consumidor e o site, por exemplo.

Além desses dados de navegação, há também aqueles provenientes de interações com publicações em redes sociais, de respostas a campanhas de email marketing… E, porque é que é tão importante recolher estes dados? Basicamente porque eles permitem:

  • Otimizar ações
  • Planear campanhas mais adequadas
  • Saber o que o consumidor pensa sobre a empresa
  • Agir de forma estratégica
  • Procurar melhorias

Ferramentas mais práticas para recolher dados

Existem diversas ferramentas que possibilitam a recolha de dados de forma mais prática e eficiente. Apresentamos-lhe 3 de seguida.

1 – Email marketing

O email marketing é uma estratégia muito versátil, embora geralmente esteja associada a abordagens promocionais e comerciais. Mas saiba que é possível explorar muito mais do que isso.

Quando alguém consente a receção de emails de uma determinada marca, a empresa passa a ter acesso direto a esse consumidor. A partir daí, pode-se iniciar uma comunicação mais personalizada e analisar informações importantes sobre o seu comportamento.

Para implementar essa estratégia de email marketing, pode explorar os seguintes formatos:

  • Newsletters: Consiste no envio periódico de mensagens em torno de algum tema. Com regularidade nos envios, esse formato ajuda a manter as pessoas próximas da marca e informadas sobre as novidades
  • Atualizações do blog: É direcionado para utilizadores que não querem perder nenhuma novidade no seu blog.
  • Emails promocionais: É o formato mais comum e costuma ter uma abordagem mais comercial. Apresenta ofertas, preços e descontos, além de links diretos para a página de compra

2 – Formulários

Os formulários também são ferramentas práticas e que podem ser utilizadas para obter uma pesquisa de satisfação dos clientes, por exemplo.

É o método mais simples de fazer uma recolha de dados. Só precisa de desenvolver um formulário com perguntas e opções de resposta. Aqui, os resultados obtidos ajudam a medir algum aspeto da empresa, nomeadamente:

  • Experiência de compra
  • Avaliação pós-venda
  • Compreender as expectativas do público em relação a produtos e serviços

3 – Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas de monitorização de dados mais utilizadas no mundo inteiro. É possível conectar-se com softwares de automação de Marketing, e-commerce, sites, páginas de redes sociais…

Através da recolha de dados e posterior análise de KPI’s, o utilizador dessa ferramenta tem em mãos relatórios valiosos que ajudam a direcionar com mais assertividade as ações da empresa.

Se ainda não tem uma estratégia para recolher dados dos clientes, está na altura de investir numa destas ferramentas! Assim consegue ter um parâmetro para implementar melhorias e corrigir eventuais falhas nos processos do seu negócio.

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