A prospeção consiste numa etapa do funil de vendas, cujo objetivo é angariar potenciais clientes.
Somente após a passagem do lead por alguns processos, ou seja, quando se tem uma lista de leads qualificados, é que se deve iniciar este processo.
É importante frisar que esta etapa é fundamental em qualquer negócio. Por isso, quem trabalha com vendas está sempre à procura de novos métodos para angariar e converter mais clientes.
Neste sentido, elaboramos um artigo com 6 dicas valiosas para elevar o seu processo de angariação de clientes a outro patamar!
Prospeção: Conheça 6 dicas para aumentar as vendas
Fazer a prospeção de clientes não é só pegar em contatos de uma lista contactá-los sem nenhum planeamento.
Inclusive, é uma maneira pouco eficiente de angariar novos clientes, que só irá desperdiçar o tempo da equipa.
Para tornar o seu processo mais assertivo, fique atento às próximas 6 dicas!
1 – Prospeção não é vender
Ao contrário do que muitos acreditam, o momento de angariação de clientes não deve ser utilizado para tentar fazer uma venda.
Deve focar-se em construir um relacionamento com o potencial cliente, tornar a marca conhecida e entender as necessidades do público.
Durante o contacto inicial, o possível cliente não está à espera de uma reunião de vendas e não está preparado para negociar. Por isso, tentar vender pode arruinar todo o processo.
Uma boa atitude é escolher um dia e horário somente para esta etapa, seja através de contactos telefónicos ou em visitas locais.
2 – Estude o seu nicho de mercado
Entender que o prospeto é, de facto, um potencial cliente, faz toda a diferença. Neste sentido, o bom vendedor entende a necessidade do público e identifica como o seu produto pode supri-la. Por isso é que é tão importante que estude o seu nicho de mercado.
Conheça a fundo o perfil do público-alvo e as suas necessidades. Assim será capaz de encontrar pessoas mais qualificadas que têm uma maior probabilidade de fechar o negócio.
3 – Peça recomendações
As recomendações são uma maneira excelente de ampliar a sua lista de prospeção. Mas, é claro que para conseguir recomendações é fundamental ter uma boa reputação com os seus clientes.
É possível também estimular essas sugestões ao oferecer algumas “ofertas” como descontos, brindes ou outras vantagens.
4 – Mantenha o contacto
Para ter êxito neste processo, é importante manter contacto com o cliente após a primeira visita. Realize um follow up através de e-mails e mensagens para manter um contacto ativo
Outra dica importante é deixar claro qual será o objetivo deste contacto.
Essa clareza e o contacto com frequência levam a uma relação de confiança e a uma maior probabilidade de venda.
5 – Estabeleça metas
Não é fácil trabalhar com a prospeção e pode sentir-se desmotivado se estiver dificuldade em fechar negócios.
Para manter a motivação e o compromisso deve traçar metas. Tenha como base a sua agenda e determine uma quantidade de contactos a serem realizados semanalmente, por exemplo.
6 – Tenha presença online
Na era digital, para conseguir fazer negócio é preciso também ter uma boa presença online. Não despreze essa ferramenta, pois a internet é uma verdadeira mina de ouro no que concerne possíveis clientes.
Quando for pesquisar nas redes sociais, por exemplo, procure por perfis oficiais. O LinkedIn é o mais indicado para o mercado profissional e lá estarão disponíveis também as conexões dos seus potenciais clientes.
Melhore as suas técnicas de prospeção ao seguir estas dicas e conquiste mais clientes para levar a sua empresa ao sucesso!
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